sistema isofix

Quando disponível, o sistema internacional Isofix, juntamente com o top tether, é a ancoragem mais segura para a fixação de cadeirinhas nos carros do que o cinto de segurança.

O sistema ISOFIX foi regulamentado pelo Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia em 2014, por meio da portaria 466. A partir de 2018, passa a vigorar sua obrigatoriedade em todos os novos projetos de veículos.  Completando o conjunto, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), pela Resolução 518, incluiu nesse padrão o ponto de ancoramento superior top tether, visando a aumentar ainda mais segurança,.

Desde 2010, os dispositivos de retenção de crianças (DRC) em veículos automotores são de uso obrigatório no Brasil. Até então, as cadeirinhas e bases deveriam ser presas ao carro por meio dos cintos de três pontos. No entanto, essa fixação correta nem sempre é uma tarefa simples de ser realizada. É comum que os usuários tenham dúvidas, o que pode levar a erros de instalação, colocando em sério risco a vida das crianças.

ISOFIX

Com a evolução da tecnologia, surgiu o sistema isofix, que funciona por meio de engates soldados no chassi do carro. Isso cria um vínculo estrutural do automóvel com o DRC, por meio de travas na base inferior das cadeirinhas. Esse vínculo e a maior facilidade de instalação, permite ao isofix tornar os DRCs bem mais seguro do que o mesmo equipamento quando preso pelo cinto de segurança.

Além da fixação mais firme e estrutural, o sistema de travas é bastante simples de usar, reduzindo drasticamente a possibilidade de erros na instalação. O Isofix, ainda, não permite deslocamentos laterais e frontais, protegendo melhor no caso de acidentes.

TOP TETHER

O top tether faz parte do sistema isofix para que ele garanta a segurança completa. Este apoio na parte superior da cadeirinha faz toda a diferença: o ancoramento na parte de cima da cadeirinha tem a função de impedir que o DRC se desloque para a frente ou gire em caso de batida. Assim, ele evita lesões na coluna e na cabeça da criança. As fixações inferiores do Isofix são fixas, já o ponto de ancoramento superior do top tether pode variar conforme o modelo do veículo.

DISPONIBILIDADE

Atualmente, no Brasil, já existem vários modelos de veículos que possuem esses dispositivos de segurança mais avançado. A lista de veículos é grande. Veja aqui quais carros possuem o dispositivo Isofix.

No entanto, como todo lançamento de nova tecnologia, os preços das cadeirinhas com isofix ainda são mais altos do que os DRCs apenas com fixação pelo cinto. Além da dificuldade em encontrá-las nas lojas especializadas, principalmente as cadeirinhas certificadas pelo Inmetro e, infelizmente, muitas vezes elas não veem com o cinto de fixação superior top tether incluso.

ALTERNATIVA ECONÔMICA

Mas existem alternativas, para os pais e proprietários de veículos, no mercado brasileiro. A ISOFIX Brasil oferece os cintos adaptadores Isofix e Top Tether, que possibilitam utilizar os sistemas de ancoramento mais moderno nas cadeirinhas tradicionais, com o mesmo nível de praticidade e segurança. Além disso, oferece uma boa economia em relação às cadeirinhas que contam com sistema Isofix de fábrica.

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS

0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *