De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos aproximadamente 1,3 milhões de pessoas no mundo morrem vítimas da imprudência ao volante. Até 2020, esse número deverá subir para 1,9 milhões de pessoas e, em 2030, poderá chegar a assustadores 2,4 milhões.

O Brasil é o quinto colocado no ranking de mortes no trânsito, ficando atrás apenas da Índia, China, EUA e Rússia. Para tentar conter os altos índices, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) vem se adaptando ao longo dos anos, sempre em busca da melhor alternativa na prevenção de acidentes.

Um exemplo são as regulamentações relativamente novas no transporte infantil. Em 2008, após muitas reflexões e adequações, tornou-se obrigatório o uso dos Dispositivos de Retenção para Crianças (DRC). A decisão aumentou significativamente a segurança dos pequenos passageiros e dos condutores dos veículos, já que os equipamentos evitam a projeção das crianças em caso de acidente.

Para o ano que vem, está prevista outra importante mudança na maneira como os pequenos são transportados. O Contran, através da resolução 518, tornará obrigatória a implementação do sistema de ancoramento ISOFIX em todos os veículos de projetos novos e, a partir de 2020, também nos modelos zero-quilômetro oriundos de projetos já existentes. Mas, o que é ISOFIX? Sabia aqui.

Conscientização

Mesmo com todas as mudanças, sejam elas impostas por lei ou não, os pais devem se conscientizar sobre a importância da utilização de mecanismos de segurança no transporte das crianças. Isso porque, de um modo geral, a população brasileira não encara a problemática dos acidentes como algo possível de se evitar.

Fato é que, sem campanhas pesadas capazes de mudar radicalmente os hábitos de nossos motoristas, o alto número de vítimas da violência de trânsito no Brasil dificilmente diminuirá. E o sistema de ancoramento ISOFIX veio justamente para contribuir com a segurança do trânsito no país.

Se você transporta crianças em seu veículo, todo cuidado é pouco. Não deixe de conhecer essa tecnologia que pode salvar vidas.

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS

0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *